Proclamação da republica resumo |
Introdução
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.
Crise da Monarquia
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;
Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
A Proclamação da República
No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.
Resumo 2 (muito resumido)
Movimento político-militar que acaba com o Brasil imperial e instaura no país uma República federativa. A Proclamação da República é feita pelo marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
O último abalo da monarquia é o fim da escravidão, em 13 de maio de 1888. O império perde o apoio de escravocratas, que aderem à República. Liderados pelos republicanos “históricos”, civis e militares, conspiram contra o império. Comandante de prestígio, o Marechal Deodoro da Fonseca é convidado para comandar o golpe.
A 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, à frente de suas tropas, o militar proclama a República. O antigo regime não resiste, mas também não há euforia popular. Dom Pedro II e a família real embarcam para Portugal dois dias depois. Deodoro da Fonseca assume a chefia do novo Governo Provisório.
Resumo 3 (Completo)
A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, que era na época a capital do Império. A Praça da Aclamação, hoje conhecida como Praça na República, foi o palco desta revolução na qual um grupo de militares do exército brasileiro liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca deu o golpe de estado sem fazer o uso de violência. Após o golpe Marechal Deodoro assumiu o comando da república brasileira e chefe do governo provisório, Floriano Peixoto foi declarado vice-presidente e teve como seus ministros Benjamin Constant Botelho Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk.
A situação política na época
visconde de ouro pretoO governo imperial estava sob o comando de Afonso Celso de Assis Figueiredo, conhecido como Visconde de Ouro Preto, que percebeu a complicada situação política no qual o país se encontrava e para que esta visão fosse mudada apresentou um programa para que reformas políticas fossem feitas como oferecer maior autonomia administrativa para as províncias, a liberdade para votar e para o aprendizado fossem instauradas, entre outras mudanças. Esta foi uma tentativa desesperada para que o Império fosse salvo. Porém todas essas ideias foram vetadas por grande parte dos deputados que controlavam a Câmara Geral. Sem saída o período monárquico se viu acabado em 15 de novembro de 1889.
Resumo 4 (Muito resumido)
Em 1889 após uma campanha política de quase 20 anos,é PROCLAMADA A REPÚBLICA, pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca, no Rio de Janeiro, em 15 de novembro. A monarquia é abolida, e instaura-se a República federativa. Dom Pedro II e família real são desterrados e embarcam para a Europa. Deodoro da Fonseca assume a chefia do governo provisório.
Veja mais:
Atividades (1° ao 5°ano)
Atividades proclamação da republica 1° ano
Atividades proclamação da republica 2° ano
Atividades proclamação da republica 3° ano
Atividades proclamação da republica 4° ano
Atividades proclamação da republica 5° ano
Variados (Proclamação)
Atividades proclamação da republica maternal
Dia da proclamação da republica para colorir
Dia da proclamação da republica resumo
Proclamação da republica para crianças